segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

FUTSAL E SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

O futsal possui uma grande quantidade de movimentações variadas e inconstantes, sendo que dependendo do número e duração destas, bem como de seus intervalos, podem ocorrer grande acúmulo de lactato nos membros inferiores e no sangue.
Assim variáveis fisiológicas como a potência e capacidade aeróbia e anaeróbia, são consideradas qualidades físicas essenciais na recuperação e manutenção das movimentações constantes e nas ações de curta e alta intensidade, respectivamente.
A modalidade apresenta característica intermitente, ou seja, possui ações de alta intensidade, seguidos de intervalos incompletos de recuperação. O que torna de grande importância, o cuidado e monitoração dos metabolismos aeróbio e anaeróbio, sendo ainda adicionada a importância da questão da composição corporal que os atletas possuem e irão auxiliá-los durante todo o processo.
A partir dos poucos estudos que se têm dentro da literatura naconal e internacional, é permitido afirmar que a velocidade, a força, a potência de membros inferiores, a resistência principalmente anaeróbia, a agilidade e uma boa composição corporal são variáveis que se tornaram indispensáveis para a prática, no alto rendimento, do futsal atual.
Mesmo com todas as afirmações não é bem definida qual via metabólica predomina na prática do futsal, acredita-se que esta seja uma modalidade com característica mista, ou seja, em uma fase inicial há predominância anaeróbia alática, porém ao transcorrer do jogo com a ocorrência das ações intermitentes e da não definição de intervalos completos, que possibilitem a ressíntese completa de CP (creatina fosfato), o tornam de característica anaeróbia lática. A força, a potência anaeróbia e o índice de fadiga se tornam qualidades físicas essenciais no que diz respeito o futsal, devido a este possuir esforços intensos para defender e atacar. Porém são poucos os dados sobre potência e fadiga em atletas de futsal, infomações e dados que auxiliariam e norteariam o planejamento de preparadores físicos, fisiologistas e treinadores. Pode-se notar a presença marcante do metabolismo aeróbio na prática esportiva, devido a duração da partida e sua característica de movimentação, sendo de grande importância sua presença no planejamento da preparação física, principalmente no que se refere a potência aeróbia necessária para auxiliar na recuperação dos esforços e dar a base ncessária como preparação física geral, principalmente na pré-temporada.
Com relação à característica antropométrica, um indivíduo que possui grande quantidade de massa magra aliado a um baixo percentual de gordura está muito próximo do que seria uma condição ideal para realizar suas movimentações, disputar a bola através dos contatos físicos, tão presentes atualmente, para além de favorecer a potência necessária para desenvolver grandes acelerações e agilidade características inerentes ao futsal.
Confirmando todas as informações anteriores, os atletas de futsal apresentam características próprias entre si segundo sua posição dentro dos esquemas que existem atualmente, pois nela se concentram diferentes intensidades e distâncias.

Texto de David Cardoso (Fisiologista Corinthians Futsal)
http://www.dvdcardoso.blogspot.com/

6 comentários:

  1. algúem poderia me dizer o q são bases metabolicas do futsal?

    ResponderExcluir
  2. futsal tem algo a ver com futebol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois futbol é praticado em um campo e o futsal é praticado em uma quadra fechada m o futsal tabem é chamado de fubol de salão. Os números de jogadores,tempo do jogo tudo é diferente

      Excluir
    2. concerteza que sim é muito do jogo de areia

      Excluir