sexta-feira, 29 de julho de 2011

QUALIDADE DE VIDA: Hábitos Alimentares 2

Primeiramente gostaria de agradecer todas as pessoas que acompanham o blog, esta semana estou completando 24 anos e recebi mensagens de muitas pessoas e o mais interessante que a grande maioria das pessoas citou o blog durante as felicitações, comentando que leram em alguma oportunidade e acharam uma idéia inteligente para divulgar o trabalho e transmitir conteúdo. Gostaria de agradecer especialmente dois amigos que acompanham o blog desde o início que são Rodrigo Moreira e Ronaldo de Oliveira Santos, parceiros apaixonados pelo futsal. Vou aproveitar esse final de semana para falar um pouco mais sobre os hábitos alimentares. Em nossa última viagem pela Liga Nacional fiz questão de acompanhar todas as refeições do elenco e realizar algumas anotações. Você consegue imaginar um atleta que não come nenhum tipo de salada, verdura ou fruta? Difícil não é, porém eu conheço dezenas que simplesmente não consomem esses alimentos ou ingerem em quantidade insignificante que não conseguem suprir a necessidade diária de algumas fontes energéticas. Afinal esses alimentos são ricos em vitaminas, fibras e minerais importantes para o funcionamento do organismo, aumento do sistema imunológico, além de auxiliar no emagrecimento.

Muitos nutricionistas falam em dietas vegetarianas, no entanto, é muito difícil e radical alguém que não ingere certas substâncias, começar a comer simplesmente aquilo que não gosta, na última década esse conceito começou a ser alterado e ao invés da alimentação ser baseada em vegetais, afirma-se que uma excelente refeição não precisa ser exclusiva de vegetais e sim, apenas conter saladas e verduras, o simples fato de incluir em todas as refeições, essas substância, já causa uma transformação incrível na qualidade das refeições.

Além dos benefícios citados anteriormente, não podemos esquecer do processo de digestão, uma das atividades orgânicas que mais exige energia para sua execução, no entanto se nossa alimentação for composta por alimentos leves e de baixo teor calórico gastaremos menos energia com a digestão e teremos uma reserva maior para as atividades do cotidiano. Sobre a perda de peso, precisamos lembrar dois pontos importantes, primeiro que os vegetais e derivados auxiliam na absorção de outras substâncias e segundo que alimentos com essas características provocam a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e por conseqüência a ingestão de substância hipercalóricas.
Aconselho algumas dicas para mudar seus hábitos, se por acaso você realmente não consegue ingerir verduras e/ou legumes procure uma nutricionista, afinal existem diversos complementos alimentares capazes de auxiliar na ausência de tais nutrientes, sobretudo nada substitui uma boa e saudável refeição, agora para aqueles que estão dispostos a introduzir esses alimentos em suas refeições eu sugiro que prove a maior quantidade possível, até eleger seus prediletos, além disso, utilize molhos para o tempero, isso ajuda a aceitação do paladar. Frutas como sobremesa pode ser uma excelente opção para o cardápio.

“Não se preocupe com a força física, afinal os animais mais fortes do mundo, dos gorilas aos elefantes, são todos orgulhosos vegetarianos.”

Um comentário:

  1. Eu sou um desses aí de cima hahahaha.
    Como tomatas, banana, alface (pouco), couve flor, cenoura COZIDA, brócolis mas MUITO POUCO e sei que faz falta mesmo no dia-a-dia.
    Mas acho que isso muda com o tempo.
    Eu sei que faz falta mas não me lembro de pedir isso em casa. Só a banana e tomate que sempre mando pra dentro.

    ResponderExcluir