quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SUPLEMENTAÇÃO: Explicações sobre o uso da Creatina

Por David Cardoso (Fisiologista Corinthians Futsal)

A creatina é um aminoácido que desempenha um papel de combustível suplementar das células musculares, ou seja, ela oferece condições tidas como ideais para que o músculo esquelético possa desempenhar sua função de contração. Ela é produzida pelo nosso organismo principalmente no fígado e pâncreas, mas deve ser ainda ingerida em baixa quantidade através dos alimentos ricos em proteínas, como por exemplo carnes vermelhas.
Quando realizamos ações com grande intensidade e curta duração, utilizamos o metabolismo anaeróbio que procura fornecer energia através de reações que não se utilizam do oxigênio. Dentro do metabolismo anaeróbio, temos duas vias chamadas de alática e lática. Dentro do futsal, utilizamos muitas vezes a via alática que procura através de uma reação especial, produzir energia. Na reação, uma molécula chamada de creatinafosfato (CP) se une a uma molécula de adenosinadifosfato (ADP); e forma uma molécula de adenosinatrifosfato (ATP), que é a energia que utilizamos para realizar nossas atividades.

A partir da utilização desta energia produzida pela reação mencionada acima, íons de fosfato ficam livres, prejudicando assim a realização da reação pela diminuição ou não existência da quantidade necessária de CP que são fundamentais para a produção de mais energia.
Por isso se torna importante a ingestão de creatina, pois a partir dela se permite uma boa condição da presença desta molécula e em consequência da produção de CP. O que devemos ressaltar, é que há uma quantidade certa condicionada por fatores genéticos que as células podem absorver. Assim os receptores somente reconhecem certa quantidade do aminoácido, o que nos permite ressaltar a importância de se controlar as dosagens da ingestão desta substância. Lembrando que a quantidade que não é utilizada pelo músculo é filtrada pelos rins e eliminado pela urina.

Ainda ao se ingerir a creatina, favorecemos ao indíviduo retenção de líquidos que auxiliam na diminuição do processo de desidratação, pois a creatina têm também o papel de levar água para dentro das células.

Porém a grande discussão da creatina e de todos os outros suplementos, é se essas substâncias trazem algum efeito colateral. No caso da creatina, não há uma conclusão sobre seus efeitos, porém o que estudos e pesquisas vem demonstrando é que como efeito agudo o indivíduo pode ter diarréia, tonturas e como efeito crônico problemas renais devido a exageros de doses de creatina na suplementação. Portanto dentro do alto rendimento utilizamos a creatina, primeiro como uma fonte de combustível adicional à célula muscular e em um segundo momento como uma ferramenta para o auxílio da diminuição do processo de desidratação. Em nossa equipe utilizamos a creatina apenas antes de jogos, pois eles possuem predominância de ações com grande intensidade e curta duração. E principalmente ressaltar a importância de se ingerir quantidades corretas do suplemento, para não ocasionar efeitos colaterais crônicos sérissimos no futuro
.

3 comentários:

  1. Muito interessante esse assunto. Gostei.
    Minha mãe fica até arrepiada com isso. Na academia de goleiros onde eu treino um pai estava administrando (com acompanhamento médico)um remédio ou estimulante (não sei mesmo como chama) para o filho dele crescer +. Até hoje ele ainda não cresceu, só engordou e alargou hahahahaha parece um sapo.
    Ela me aloprou pra ficar longe de tudo que é remédio, estimulante (não sei explicar) enfim, nunca tomar nada disso por causa dos EFEITOS COLATERAIS. De tanto ela falar peguei pavor disso hahahahahahah.
    Acho que tudo que a gente não sabe direito os efeitos que possam ter no organismo é melhor manter distância.
    Gostei muito do texto mesmo sem ser um especialista na coisa. Só xereto e tiro minhas conclusões.
    Abração. Sucesso e Paz.

    ResponderExcluir
  2. Fala Rodrigo, relamente temos que tomar todos os cuidados e sempre ter o acompanhamento de um profissional de preferência da área médica.
    Caro Arthur, a quantidade está relacionada de acordo com o objetivo, no nosso caso utilizamos antes dos jogos de 3 a 4 gramas, nunca utilizo mais do que 12 gramas semanais, já para praticantes de musculação a dosagem geralmente depende da quantidade de sessões de treinamento, no entanto, eu particularmente não incentivo o uso nesses casos.

    ResponderExcluir