quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CINTO DE TRAÇÃO: Força e Potência

Colaboração David Cardoso (Fisiologista Corinthians Futsal)

A força é uma capacidade motora que permite ao atleta realizar uma tensão contra uma resistência externa, com o objetivo de realizar movimentos com mudança de direção, saltos ou desvios de trajetória e ainda realizar disputas de espaço. (BOMPA; 2002). No futebol e no futsal ela é subdividida pelos estudiosos em: resistência de força (condição para sustentar o trabalho por um tempo prolongado); potência ou força rápida (capacidade de gerar força em intervalo curto de tempo); e a força pura (responsável pela aplicação de tensão necessária para vencer a resistência externa aplicada).
Dentro do futsal, parece ser consenso que a potência é uma das variáveis mais importantes, pois devido a esta modalidade possuir curto espaço e ações rápidas ela passa a ser imprescindível na execução das ações. Através do desenvolvimento da potência possibilitamos ao atleta realizar deslocamentos e mudanças de direções no tempo que a jogada ou ação exerce. Além disso alguns fundamentos passam a ser executados de forma mais eficiente, ou seja, executada de forma correta e com menor gasto de energia, como exemplo temos o chute, o salto do cabeceio, mudança de direção entre outros.

Para desenvolvermos esta valência, precisamos realizar exercícios em que a força esteja presente, porém ela deve estar acoplada à variável velocidade, pois a potência como conceito físico é a relação entre força e velocidade. Portanto através de exercícios, sejam eles na academia ou na quadra, devemos sempre priorizar estas duas valências.
Como ferramenta para o desenvolvimento desta variável utilizamos a cinta de tração, pois ela possibilita a existência da resistência necessária para atingirmos a força e ao realizar o movimento e elevação dos membros ativamos a velocidade almejada. Sendo importante ressaltar que é necessário boa postura e aplicação máxima para que haja resultados positivos.

Na tração uma importante aplicabilidade é que nela podemos realizar vários tipos de movimentos, entre eles frontais, laterais e de costas, além de podermos modificar o nível de força a ser aplicada, pois podemos deixá-la presa a uma grade ou osbtáculo ou colocá-la em dois jogadores, ou seja, aumentando o peso e por consequência a resistência da atividade, dificultando ainda mais o exercício.
Portanto a tração é uma importante ferramenta para atingirmos a evolução necessária da variável potência dentro do futsal e de modalidades que exijam boas condições de força e potência, para sua prática e sucesso. Sendo importante ressaltar que ela não é a única que possibilita resultados positivos, os aparelhos presentes na academia além do pára-quedas, hoje muito utilizado, entre outros métodos também são ferramentas aplicáveis e positivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário