segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TREINAMENTO FUNCIONAL

Colaboração David Cardoso

O treinamento funcional se refere a um novo tipo de treinamento que segue alguns princípios biológicos, tidos como indispensáveis pela literatura, e embasado cientificamente por pesquisas com a finalidade de desenvolver os movimentos e não apenas grupos musculares.


Os movimentos que pertencem a este tipo de treinamento procuram desenvolver e adaptar a pessoa a utilizar de forma positiva o ambiente ao qual o indivíduo está inserido, ou seja, procura desenvolver movimentos em vários planos, atingindo o maior número de articulações e músculos sejam eles profundos, mais superficiais e estabilizadores, além das estruturas proprioceptivas.

O treinamento funcional procura atender às exigências impostas por leis, que chamamos de princípios biológicos e devem ser sempre colocados dentro de qualquer tipo de treinamento afim de evitarmos erros, ocorrência de lesões, overtraining entre outras consequências que o exercício pode acarretar. Dentre estes princípios, um dos mais importantes, é o que chamamos de princípio da especificidade, ou seja, qualquer que seja a atividade a ser realizada ela deve se aproximar ao máximo da realidade na qual, o ser está sujeito a passar. Quanto mais próximo ele treinar situações e ações que sejam muito parecidas com as que encontrará na prática, o desenvolvimento que procuramos se torna mais próximo e positivo.
Dentro desta variação de treinamento temos dois tipos de movimentos, extremamente utilizados, que são chamados de movimentos de cadeia aberta e de cadeia fechada. Os exercícios de cadeia aberta são aqueles no qual o segmento que vai ser utilizado o faz de forma livre, ou seja, não há resistência para sua movimentação assim apenas uma articulação é utilizada; já na cadeia fechada o segmento encontra uma resistência externa que impede sua movimentação livre. Como exemplo de movimentos de cadeia aberta e fechada temos o chute na bola e a flexão de braço, respectivamente.

Este tipo de treinamento deve de todas as formas desenvolver as variáveis que estão presentes na modalidade ou atividade que as pessoas praticam. Portanto a força, resistência seja ela cardiovascular ou muscular, velocidade, flexibilidade, coordenação motora, lateralidade e equilíbrio podem ser atingidas de forma global, de forma que elas possam se desenvolver conjuntamente devido ao movimento ser o principal objetivo da ação e não apenas um grupo muscular. Assim este tipo de treinamento auxilia de forma positiva na melhora das valências que procuramos desenvolver, melhorando ainda o repertório motor e coordenação motora além de possibilitar ganhos de movimentos e situações a serem guardados pelo nosso Sistema Nervoso que poderiam surpreender nosso organismo no dia-a-dia e nos levar à ocorrência de lesões, desconfortos e dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário