domingo, 20 de novembro de 2011

ÁLCOOL E ESPORTE

Fonte: sportv.com

Sair para beber faz parte da nossa cultura, mas será que o atleta é prejudicado ao consumir bebida alcoólica? O SporTV Repórter (programa do canal Sportv) investiga os efeitos do consumo no corpo de um atleta profissional. Até que ponto afeta o desempenho?
Ex-jogador e ídolo do Corinthians, Sócrates foi internado duas vezes este ano para tratar de uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool. Em recuperação em casa, ele revela como está sua rotina e relembra quando começou a beber.

- De alguma forma eu convivi bem com o álcool, até que ele explodiu – disse em entrevista exclusiva ao “SporTV Repórter”. Com uma rotina de treinamento puxada, a campeã mundial de remo Fabiana Beltrame afirma que abriu mão da bebida para não prejudicar a carreira. Já o atleta de ultraman Alexandre Ribeiro garante que a cerveja o ajuda a relaxar durante a competição, que dura três dias.

E se trabalhar com ressaca é ruim para qualquer um, imagine para um atleta. Sob a supervisão de um médico, o programa acompanhou um jogador de futsal em um bar. Na manhã seguinte, após três capirinhas consumidas na noite anterior, o atleta manteve sua rotina e foi treinar com a equipe. A repórter Manuela Franceschini relembra que recebeu uma ligação do atleta tentando desmarcar a gravação.
- Ele tomou três caipirinhas e meia. No dia seguinte de manhã, ele me disse: “Manuela, não vou conseguir gravar. Eu estou passando muito mal, está tudo rodando.” Nos encontramos no treino. Ele ficou deitado na van da reportagem até que o médico chegasse e avaliasse se ele poderia gravar. Após um rápido exame, o resultado não poderia ser diferente: ele estava com ressaca. Então, não tem como um atleta beber quase quatro caipirinhas na noite anterior e acordar para treinar às sete da manhã - relembra os bastidores da gravação.

Segundo os médicos, o grande perigo do álcool no corpo de um atleta é a desidratação dos músculos, que pode levar a lesões - o grande medo de um esportista. Apesar disto, a maioria dos clubes não orienta seus atletas sobre o assunto.
- É um assunto polêmico demais para o esporte. Como os atletas e os clubes estão vendo isso? O descaso da informação sobre o álcool chamou a atenção da gente. Descobrimos que os clubes não preparam os atletas, não tem um diálogo, esse assunto é totalmente velado – afirma Manuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário