quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ANÁLISE DA LIGA FUTSAL 2011

Terminou nesta terça-feira a competição mais importante do futsal nacional e como todos esperavam com uma bela partida final, regada de lances de adrenalina e emoção, no entanto, quando falamos desse campeonato não podemos apenas analisar os jogos decisivos, precisamos valorizar tudo de bom que ocorreu durante essa disputa. A competição teve inicio em abril e seu final aconteceu oito meses depois, passando por momentos distintos, pois, em alguns períodos tivemos uma grande sequencia de jogos e em outros momentos períodos de interrupção em virtude da seleção brasileira ou pela participação de algumas equipes em torneios internacionais. Após 315 jogos e mais de 1.700 gols marcados chegamos ao grande campeão que foi a equipe do Santos, interessante lembrar que mesmo a forma de disputa na fase decisiva sendo em play offs (mata-mata) a regularidade prevaleceu e as duas equipes finalistas foram as que somaram mais pontos durante a competição.
Com certeza essa foi a Liga mais equilibrada e surpreendente dos últimos anos, por vários fatores, desde o início onde ocorreram algumas zebras e equipes que eram cotadas para chegar às fases finais acabaram ficando pelo caminho, enquanto equipes de menor expressão fizeram bonito e brigaram com igualdade com equipes tradicionais, sobretudo não vejo demérito de algumas equipes e sim uma demonstração positiva do equilíbrio do futsal brasileiro. Tivemos também grandes momentos de emoção, por exemplo, a semifinal mais esperada foi decidida quando faltavam 11 segundos para terminar a prorrogação e a grande final foi decidida nos pênaltis por 7 x 6 nas cobranças.
Ao analisarmos friamente a competição, acredito que houve muitas qualidades e pontos positivos, de negativo na minha visão foram às pausas no campeonato, o calendário do futsal ainda não é o ideal, mas vêm melhorando muito, porém continua não respeitando o momento vivido por cada clube, este ano após estarem definidas as 4 equipes semifinalistas tivemos o intervalo de quase um mês para o começo das semifinais, já entre o segundo jogo da semi e a primeira partida da final as equipes tiveram de 4 a 5 dias apenas de recuperação, continua faltando critério e bom senso na definição das datas. Após uma grande competição como foi a Liga Futsal 2011, ninguém pode realizar críticas excessivas, precisamos valorizar as coisas boas e com certeza foram muitas, iniciando pela quantidade de equipes, 23 participantes conseguiram participar desta edição, eu digo conseguiram porque inúmeras outras equipes tiveram interesse, mas por não possuírem franquia ficaram de fora, importante evidenciar o incentivo e investimento das equipes de camisa como Corinthians, Santos e São Paulo, além das grandes marcas que patrocinam algumas equipes como Tramontina, Krona entre outras.

Os pontos positivos não param por ai, a quantidade de grandes atletas repatriados continua aumentando, surgiram novos nomes como promessas de craques, grandes jogos, belos gols e talvez a maior cobertura da mídia esportiva e redes sociais da história da Liga, com tudo isso, acredito realmente que O GRANDE VENCEDOR É O FUTSAL......

Um comentário:

  1. VLW MAURO PELO COMENTÁRIO IMPASSIAL,SÓ LAMENTO A AUSENCIA DO MEU ESTADO NA LIGA,PRINCIPALMENTE,DO SUMOV,BERÇO DO FUTSAL NACIONAL...GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir