sexta-feira, 22 de junho de 2012

CARGA DE TREINAMENTO: VOLUME X INTENSIDADE

Colaboração David Cardoso 

Todo e qualquer tipo de treinamento esportivo deve levar em consideração um fator de extrema importância para atingir seu objetivo e consequentemente o bom resultado: a carga de treinamento, ou seja, a relação entre volume e intensidade deve ser levado em consideração e através destas variáveis torna-se possível atingir a evolução das valências exigidas por qualquer modalidade. 
O volume quantifica o treinamento, determinando quanto tempo, distância, número de repetições o atleta deve realizar para atingir o desenvolvimento de uma valência. Ainda devemos levar em consideração que algumas das valências estão atreladas a estas variáveis, no caso do volume, por exemplo, uma valência bem específica é a resistência. Já a intensidade busca qualificar, ou seja, dar valores que podem demonstrar qual a reação que terão ou tem o organismo dos atletas ao estímulo imposto. Assim podemos obter valores de frequência cardíaca, cargas da academia, velocidade entre outros. 
Valências como a potência estão muito ligadas a esta variável. Ao se planejar uma sessão de treinamento devemos manipular estas variáveis, para que assim possamos atingir a evolução necessária ou a manutenção planejada pela periodização. Com isso se torna essencial a presença de um fisiologista ou preparador físico para avaliar estas e assim modificar o treinamento para evitar que erros aconteçam na preparação. Através de controles como tempo, distância, frequência cardíaca, glicemia entre outros, permitem aos profissionais responsáveis avaliar em tempo real qual a característica que está sendo desenvolvida e se esta deveria ser estimulada junto ao objetivo do treinamento. 
Através do controle do volume e intensidade ainda podemos auxiliar nos pontos tidos como fracos por alguns atletas. Por um organismo ser diferente de outro, um mesmo estímulo físico pode ter várias reações, sendo que cada uma delas deve ser avaliada e num momento posterior adaptar o indivíduo ao treinamento e vice-e-versa. É através destas valências que podemos monitorar seu desenvolvimento e o nível que se encontra, determinando assim a execução ruim de um gesto técnico ou até aquele minuto perdido que poderia ter feito a diferença no resultado final. Portanto se torna essencial a manipulação do volume e da intensidade dos treinamentos e jogos, para favorecer ao atleta desenvolver suas capacidades no mais alto nível e assim realizar de forma otimizada as ações de jogo a que são exigidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário