sábado, 14 de julho de 2012

TREINAMENTO DESPORTIVO: O QUE É FREQUÊNCIA CARDÍACA DE RESERVA?


No âmbito do treinamento desportivo, existe sempre um grande questionamento sobre qual a FC (frequência cardíaca) ideal para a prescrição e realização da atividade, sendo que foram criadas várias fórmulas para definir este valor, no entanto, muitas não levam em consideração características individuais, afinal a FC tanto máxima, como em repouso e consequentemente em reserva diz respeito à individualidade. Sabemos que para obtenção de benefícios através da atividade física precisamos levar em consideração alguns fatores como volume, frequência e intensidade, porém o treinamento deve ser prescrito baseado em várias informações como a FC, consumo máximo de oxigênio e unidades metabólicas. 
A frequência cardíaca de reserva é a diferença entre a FCMáxima (FC mais alta atingida em um exercício de alta intensidade), e a FCRepouso (que é a FC mensurada quando se está em completo repouso, normalmente verificada logo após acordarmos naturalmente, o que também chamamos de frequência basal). 

FCreserva= FCMáxima– FCRepouso ou seja, FCMáx 200bpm e a FCRep 60bpm, a FCReserva será de 140bpm. Lembrando que existem muitos métodos para definir os valores de FC (máxima e repouso) e precisamos selecionar o mais adequado e fidedigno para nosso aluno ou atleta. 
Através dessas informações fica mais fácil explicar o que é, sua utilização e importância da FCRes (frequência cardíaca de reserva), pois, para definir a zona de treinamento através da FCRes é um método mais confiável, sendo que leva em conta sua FC em repouso e o quanto ela pode aumentar durante a atividade para melhorar e aumentar a chegada de oxigênio aos músculos, utilizada para definir as zonas de treinamento para melhoria da performance e aptidões físicas específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário