terça-feira, 14 de maio de 2013

ANABOLIZANTES: ESTEROIDES GERAM EFEITOS COLATERAIS

Fonte: globo.com por Turíbio Barros 

Os esteroides anabólicos continuam provocando sérios problemas para a saúde dos usuários. O último episódio que tem sido divulgado pela mídia é o do cantor Netinho. Como se tem notícia, a causa do sério quadro que ele apresenta é um problema no fígado. O efeito de doses continuadas de esteroides é devastador sobre este órgão. O agravante é que a lesão hepática que ocorre é irreversível. Ou seja, mesmo controlada, vai se instalar uma perda da função hepática. 
O perigo do uso de anabolizantes não se restringe ao fígado, existem vários outros efeitos colaterais decorrentes. Podemos dizer que o preço por ganhar músculos é altíssimo, e a relação de danos para a saúde é uma lista tenebrosa: 
-Aumento significativo da incidência de tumores, principalmente no fígado; 
-Elevação severa do colesterol ruim (LDL);
-Redução do colesterol bom (HDL) (este efeito aumenta a incidência de obstrução de artérias, provocando inclusive casos de infarto do miocárdio em indivíduos jovens); 
-Efeitos de alteração do comportamento, com tendência a potencializar a agressividade, podendo até mesmo provocar surtos psicóticos; 
-Alterações epidérmicas exacerbadas, com elevada incidência de acne, o que acaba quase “denunciando” o usuário. 
O que o usuário do sexo masculino talvez não saiba e não valorize porque os sintomas ficam camuflados, é o efeito dos esteroides na função reprodutora masculina. O uso do hormônio diminui a produção de espermatozoides, podendo até mesmo, causar esterilidade. No balanço entre benefícios e prejuízos dos esteroides, pode-se dizer que a eventual melhora de estética perde de longe para os prejuízos para a saúde. Existe também uma frase que ilustra este quadro: Os esteroides aumentam os músculos e entopem as coronárias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário