segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

7 MOTIVOS QUE FIZERAM MEDINA SER CAMPEÃO DO MUNDO

Por Thiago Dutra

Passaram-se 11 emocionantes etapas no circuito mundial do ano passado, bem distribuídas pela temporada. Entre elas, vimos o fracasso de alguns, a irregularidade de outros e o sucesso total de poucos. Gabriel Medina se enquadra nessa última categoria. Ele “simplesmente”, revolucionou a história do surf verde e amarelo ao ganhar 2 etapas que nenhum surfista nacional havia ganho: Snapper Rocks (AUS) e Fiji. Ele venceu nas ondas de Teahupoo, nas quais ele não era considerado um favorito e foi mostrando em cada bateria que seu desempenho evoluía a um nível altíssimo. Confira agora 7 motivos que fizeram Medina ser campeão do mundo: 
1. A presença da família 
– “O amor e o carinho de um pai e uma mãe fazem com que o impossível se torne possível” A família de Gabriel Medina dispensa comentários, quando se trata de apoio ao menino prodígio. O padrasto e treinador Charles é o principal expoente e o que mais fica junto com seu “filho”, já que também é o seu treinador. Essa relação de proximidade entre os dois começou há muito tempo. Charles conhecia a mãe de Gabriel, quando o menino era pequeno, e então, resolveu dar uma prancha a ele. O garoto gostou tanto do brinquedo novo que agradeceu com um “Obrigado, pai”. Já deu para imaginar o desfecho dessa história e ela se reflete no amor, na confiança passada ao surfista e no companheirismo que seu pai o dá em todas as partes do ano e do mundo. 

2. Preparação física na pré-temporada 
Lembro-me que no começo do ano vi várias matérias sobre a preparação física diferenciada que Gabriel Medina fez na pré-temporada. Com o chamado treino funcional, o menino ganhou massa e uma força extraordinária. Não deixou nem rastros daquele cara franzino que víamos a um tempo atrás. Isso se refletiu em seu surf e o ajudou absurdamente na remada e na hora de se estabilizar na sua prancha. 
3. Sorte nas ondas 
Já ouviu aquele ditado “sorte de campeão”? Foi exatamente isso o que Gabriel teve ao longo das etapas. Na escolha das ondas, nos erros de seus adversários e até mesmo na hora de montar sua estratégia, o menino de Maresias contou com ela. A estrela, indiscutivelmente, brilhou. 

4. Leitura das baterias e Estratégia 
Aliás, por falar em estratégia, há de se ressaltar, que o garoto e seu “pai” foram verdadeiros jogadores de xadrez nas baterias em que disputaram. Desde o momento exato para se ganhar a prioridade até o uso dela foram muito bem bolados e remodelados, antes e ao longo das baterias. Isso também se deve, claro, à facilidade de Gabriel para perceber o que estava acontecendo consigo mesmo e com seu adversário na água. 
5. O respeito adquirido no WCT 
Medina está no WCT desde seus 17 anos. Algo inédito na história do surf mundial. Por isso, pela suas atitudes, seu carisma e seu surf inovador e ousado, o garoto foi conquistando o respeito de todos por onde passava. A admiração e o carinho, que ele recebeu de Kelly Slater e Mick Fanning (australiano 3x campeão e colega de quarto do brasileiro) são a grande prova disso. Como o próprio americano disse: “Gabriel é um surfista excelente e uma ótima pessoa! Ele vai ganhar de todos pelos próximos 20 anos.” 

6. A fé, que não esteve presente nas outras temporadas 
Acho que esse item pode se resumir a apenas uma frase do próprio Medina: “A partir do momento em que eu acreditei que tudo era possível, meus sonhos começaram a se tornar realidade” 

7. A torcida brasileira 
A campanha #VaiMedina atingiu todos os pontos do Brasil e do mundo, passando confiança ao surfista. Pela primeira vez na história do surf vimos algo desse tipo. Mais uma prova de quanto um cara simples, carismático e excelente no que faz, conseguiu fazer pela nossa nação do esporte! É claro que além de tudo isso, o brasileiro também contou com muito surf no pé! Afiadíssimo e com raros erros, o moleque mandava aéreos, tubos incríveis e quase nunca tirava notas baixas ou errava! Orgulho nacional. Torçamos para que essa saga de conquistas não pare por aqui. 

No link abaixo do site da redbull podemos assistir alguns exercícios realizados pelo atleta durante sua preparação física: http://www.redbull.com/br/pt/surfing/stories/1331688861091/treinamento-funcional-com-gabriel-medina

Nenhum comentário:

Postar um comentário