segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

PREPARADOR FÍSICO BRASILEIRO FALA SOBRE O FUTSAL RUSSO E AS DIFERENÇAS NOS TREINAMENTOS E JOGOS.

Por David Cardoso: preparador físico da equipe russa de futsal Gazprom-Yugra 

O futsal na Rússia vem se desenvolvendo nos últimos anos, confirmando os últimos resultados que a seleção russa vem conquistando nos campeonatos oficiais feitos pela FIFA. O campeonato russo hoje esta, com certeza, entre os melhores campeonatos do mundo, pois nele estão grande jogadores, referenciados e que representam suas seleções. Por aqui hoje atuam jogadores brasileiros, iranianos, espanhóis, ucranianos entre outros. Os atletas russos possuem boas qualidades técnicas e se desenvolveram muito devido a elevada qualidade do campeonato. 
Quase todos os jogos são transmitidos pela internet, o que ajuda ainda mais a divulgar o esporte e seus participantes. O campeonato é muito competitivo e no mínimo 5 ou 6 equipes estão aptas a serem campeãs. Algumas equipes contam somente com atletas russos, o que possibilita o desenvolvimento das categorias de base e revelação de atletas. Por aqui no futsal, por mais estranho que pareça, a medicina esportiva anda um pouco atrasada e os treinamento precisam de atualização, ainda existem alguns tabus a serem quebrados e novas idéias precisam ser colocadas em prática. 

A comissão técnica da minha equipe, Gazprom-Ugra é composta por alguns brasileiros o que facilitou a adaptação e a execução do trabalho por mim planejado. Claro que com todas as diferenças culturais, climáticas tive que adaptar o trabalho, aprender e reinventar muitas das ferramentas que utilizava, além de conquistar a confiança dos atletas. Continuo realizando boa parte das tarefas que fazia nas outras equipes que trabalhei no Brasil, com algumas adaptações, mas boa parte foi bem aceita pelos jogadores e por consequência no resultados individuais e coletivos da equipe. 
Controles como a frequência cardíaca das sessões de treinamento; valores de glicemia, escala de esforço, avaliações físicas das principais características físicas são algumas das ferramentas utilizadas. São realizados relatórios sobre as principais variáveis físicas dos atletas de forma individual, além das estatísticas dos jogos. Na primeira temporada em que me mudei para Moscou, fomos vice-campeões da Superliga Russa e Copa da Rússia, além de um terceiro lugar na Copa Eremenko (campeonato euro-asiático) realizado pela primeira vez no Cazaquistão, com equipes que não atuavam na UEFA (exceção do atual campeão, o Kairat). 

Estou em minha segunda temporada e esperamos alcançar melhores resultados. Tenho procurado com as mudanças e as particularidades que este campeonato possui, evoluir e especificar ainda mais o trabalho; o controle sobre as cargas e por consequência a diminuição das lesões se tornam essenciais. Na Rússia se jogam 50 minutos (2 tempos de 25 ), ao contrário de praticamente todos campeonatos do mundo. Isso modifica algumas características do treinamento e por consequência o planejamento da execução das capacidades motoras. O campeonato possui turno e returno (com dois dias seguidos de jogos) seguido pelo playoff feito em melhor de 5 jogos. 
A temporada é longa e muito dura, a exigência é grande e por vezes cruel. Além de todos estes fatores citados anteriormente, as viagens pela dimensão do pais são longas, além das diferenças de fuso horário que existem, o que torna ainda mais difícil a programação de treinos, alimentação e repouso nas estadias. Uma curiosidade que as pessoas sempre tem é com relação ao frio e como o trabalho se realiza. Em praticamente todos os ginásios existe calefação, que esquenta o ambiente e por isso a temperatura se torna agradável e apta a prática da modalidade, não é necessário realizar nenhuma atividade extra para que os atletas possam exercer suas atividades. 

Mais do que desenvolver nos atletas o máximo de suas características, hoje vejo que a área da preparação física deve procurar ao máximo se abastecer de informações que os controles nos proporcionam, ou seja, todos os profissionais devem se cercar dos vários fatores que podem favorecer a diminuição de lesões e facilitar o desenvolvimento de capacidades em déficit. Trabalhos que visam o equilíbrio do corpo como um todo são essenciais; além das avaliações físicas, hoje deve se ter uma visão global de todo organismo do atleta, realizando atividades que desenvolvam de forma integrada todas as qualidades físicas. Controle sobre os músculos, sobre a parte neural, além do equilíbrio e deslocamento devem ser a base de todo o treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário