terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

TREINAR EM JEJUM AJUDA A EMAGRECER OU TRAZ PERIGOS PARA SUA SAÚDE?

Por Gustavo Luz 

Um dos desafios de quem planeja perder peso é o de não comer demais para evitar engordar e não comer de menos para acumular mais energia. Na semana passada, um amigo enviou-me uma sugestão de tema bem interessante: “É positivo treinar em jejum, se o seu objetivo é perda de peso”? É uma pergunta bem direta e que deve ser dúvida de um monte de gente. Então vamos direto falar sobre o assunto. Algumas pesquisas sérias sugerem que se você, por exemplo, colocar o seu despertador mais cedo e se exercitar antes de tomar café, ou seja, em jejum, talvez seu corpo seja induzido a queimar mais gordura e com isso potencializar a perda de peso (isso vale para jejum em qualquer hora do dia). 
Entretanto, também existem outras pesquisas de igual seriedade que indicam que a melhor opção é não treinar de barriga vazia. Qual corrente está certa? Ao longo dos anos de treino, de trabalho com excelentes profissionais da área da saúde e de ter tido a possibilidade de treinar um monte de gente com os mais diferentes perfis, consigo ver uma linha tênue entre uma avaliação laboratorial com as variáveis sob controle e a vida cotidiana, o dia-a-dia de cada um de nós. É possível que em determinadas situações controladas, e em ritmo de pesquisa, o jejum potencialize algum resultado - e pode parecer lógico, não vou comer nada, o corpo vai ter que arrancar gordura da minha barriga pra queimar energia e eu vou emagrecer mais rápido. 

Mas é provável que isso não funcione com você na prática. Um dos maiores desafios de quem quer reduzir os ponteiros da balança, treinando, é não comer demais para não engordar e não comer de menos para não faltar energia para treinar. Já presenciei várias situações em que um corredor simplesmente não comeu (ou não comeu o suficiente) e foi treinar. Acabou se sentindo mal, sem energia e, ou completou o treino aos trancos e barrancos ou voltou para casa dali mesmo. Tenho a impressão de que sustentar um ou outro treino em jejum até dá, mas um ciclo de treinos, durante várias semanas, talvez seja mais difícil. 
Não tem mágica nem milagre, você pode até encontrar um jeito de acelerar a perda de peso ou a redução de medidas (cuidado com a ansiedade), mas vai ter que seguir a cartilha básica da fisiologia e ser regular no treinamento e cuidar do seu sono e da sua alimentação. Se estiver muito acima do peso, o cuidado com a alimentação se torna ainda mais importante. Percebo que isso é bem mais sustentável ao longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário