sábado, 7 de março de 2015

CAMINHADA PODE "REJUVENESCER" MÚSCULOS DURANTE PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

Por Turibio de Barros 

Idosos e indivíduos de meia idade também precisam associar a prática de atividades físicas com a suplementação correta de proteína e aminoácidos. Um trabalho científico publicado na revista Exercise and Sport Sciences Reviews apontou mais um motivo para que idosos e indivíduos de meia idade associem a prática de atividades físicas com a suplementação proteica. 
De acordo com o trabalho publicado, que investigou o resultado de inúmeras pesquisas científicas sobre o assunto, acredita-se que a perda de massa muscular que acompanha o envelhecimento seja decorrente, em grande parte, da dificuldade dos idosos de digerir e absorver as proteínas e aminoácidos. Ou seja, existe uma dificuldade para que esses nutrientes sejam captados de maneira apropriada e suficiente pelos músculos. 

As várias pesquisas citadas mostram que a prática de exercícios associada à suplementação adequada de proteínas e aminoácidos, é capaz de promover o aumento dessa captação de aminoácidos pelos músculos, contribuindo para o aumento da síntese de proteínas, com consequente aumento da massa muscular mesmo durante o processo de envelhecimento. Além disso, as pesquisas mostram que esse estímulo conferido pelo exercício pode perdurar por vários dias. 
De acordo com os achados na literatura científica, pode-se dizer que a prática regular de exercícios “rejuvenesce” o músculo. A boa notícia? Mesmo caminhadas de baixa intensidade já são capazes de anular os efeitos negativos relacionados com o processo de envelhecimento, sendo, portanto, suficientes para atenuar a perda de massa muscular em idosos. O estudo ressalta que é a falta da prática regular de atividades físicas o principal fator responsável pela perda de massa muscular com a idade. Portanto, além de uma ingestão adequada de proteínas e aminoácidos, a adoção de um estilo de vida mais ativo é indispensável para um envelhecimento mais saudável e independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário